VOCÊ ACHA O CURRÍCULO ESCOLAR UMA FERRAMENTA NECESSÁRIA,NO TRABALHO DO PROFESSOR?

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CARACTERÍSTICAS DE CURRÍCULO:OCULTO,REAL E PRESCRITO


Este texto tem como objetivo nos mostrar a importância do currículo escolar,pois é ele quem viabiliza o processo de ensino aprendizagem sua projeção define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e as formas de avaliação é a expressão da cultura da escola com a sua recriação e desenvolvimento, tem objetivo de mudar realidade escolar.                                                                  
Currículo Oculto é a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência em meio a espontaneidade e o meio a várias práticas atitudes comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e escolar, oculto significa que não está prescrito, não aparece no planejamento, embora se constitua como importante fator na aprendizagem.
Real é o currículo idealizado pela prática do professor, ou seja, é experimentado é a reação dos alunos ante ao que está sendo aprendido, compreendido e retido pelos mesmos, a característica marcante deste currículo é a contextualização dos conteúdos são os moldes formais do currículo formal que tomam vida na sala de aula onde se pode repensar seus conceitos e construir competência de caráter conceitual.
Prescrito é um conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretarias federais estaduais e municipais de educação é um currículo distanciado do real pois não respeita a diversidade e não é construído pelos que fazem  a escola cotidianamente o currículo prescrito atribuem á escola o papel de transmitir uma cultura  com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todos os alunos construído da forma como veio Prescrito é um conjunto de decisões normativas que são produzidas  nos  gabinetes das secretarias federais estruturado.                                         
                          O professor deve através de sua atuaçao deve construir no dia a dia, novas alternativas curriculares para a sua prática docente facilitando a aprendizagem,para que o aluno possa assimilar e absolver melhor a matéria que lhe é proposto.

Texto baseado no blog:mestrepedagogia


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